O Festival
""EMOÇÕES QUE TRADUZEM, EM VERSOS,
O AMOR PELA NOSSA CULTURA.""
O Festival de Música Gaúcha Canto Galponeiro chega a sua oitava edição consolidado, no cenário artístico e cultural do estado e além fronteiras, como um dos festivais mais autênticos do Rio Grande, por trazer em sua essência uma preocupação com a genuína tradição gaúcha, através do apreço à temática regional, com a apresentação de músicas preferencialmente galponeiras.
Pretende-se com isso contribuir para o resgate de uma consciência gaúcha, não só no público adulto, mas também do público infanto-juvenil. Por isso, em 2022, paralelamente ao evento principal, ocorreu a 1ª edição do Festival de Interpretação Piazito Galponeiro, o qual tem como objetivo oportunizar a revelação das potencialidades artísticas e culturais de crianças e adolescentes de Passo Fundo e região, buscando, dessa maneira, manter vivo o gosto pelo nativismo gaúcho e demonstrando emoções que traduzam, em versos, o amor pela nossa cultura e pela nossa terra, conforme almejava o idealizador Adão Cirinei da Cunha.
O Fundador
Adão Cirinei da Cunha sempre admirou e vivenciou a cultura gaúcha. Por isso, com muita coragem e determinação, junto dos parceiros que compõem a Associação Amigos do Galpão e apoiadores, idealizou o Festival de Música Gaúcha Canto Galponeiro, que hoje já é referência em nosso estado quando se fala de música autêntica. Apesar da sua partida repentina, em 2021, a família Cunha e amigos, liderados pelos herdeiros desse legado, Fabricio e Francielle Cunha, dão continuidade a esse empreendimento cultural, mantendo viva a memória do nosso eterno patrão em cada acorde musical que ecoa no palco do Gran Palazzo.

